Escolas de Boa Vista celebram Dia Nacional do Livro Infantil
Na ocasião, os estudantes homenagearam Monteiro Lobato, um dos maiores escritores do Brasil.

No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta segunda-feira, 18, escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista fizeram uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, um dos maiores da literatura brasileira. E a proposta foi que os alunos conhecessem mais sobre uma de suas obras mais conhecidas: o sítio do Picapau Amarelo.
Na Escola Senador Darcy Ribeiro, por exemplo, foram montados vários cenários contando a história do escritor, como também alunos e servidores se vestiram de personagens criados por Lobato, como Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia e também a dona Benta, que foi interpretada pela orientadora educacional Patrícia Costa.
“O Sítio do Picapau Amarelo é uma obra prima, que tem muito valor para a nossa cultura brasileira. E eu me sinto maravilhada e com muito orgulho em representar a dona Benta, uma mulher contadora de histórias, tranquila e serena, que passa para os seus netos a cultura da literatura infantil”, disse a orientadora educacional.
Durante a programação, os alunos apresentaram danças teatrais, contação de histórias e toda a comunidade escolar teve a oportunidade de conhecer em uma exposição as obras do escritor. As alunas Naisa Bruna Pereira, de 8 anos e Aline Vitória, de 9 anos, interpretaram a personagem Tia Anastácia e chegaram até a montar um cardápio, que elas mesmas montaram.
“A Tia Nastácia foi quem criou a boneca Emília. Ela era a cozinheira do Sítio e preparava os lanches para as crianças. Conhecemos a história dela pela leitura”, afirmou Naisa.
Já na Escola Municipal Valderleide Baraúna Brandão, que atende alunos da creche e pré-escola de 2 a 5 anos de idade, a coordenadora pedagógica Karla Pimentel teve a ideia de cada turma fazer uma apresentação de peça teatral, com histórias infantis.
“Cada turma decidiu contar a sua história infantil como a do Chapeuzinho Vermelho, Dos Três Porquinhos, do João e o Pé de Feijão, dentre outros. E é importante eles conhecerem a criança ter esse incentivo pela leitura e conhecer esses personagens infantis”.
Wandilson Prata